Agentes Comunitários de Saúde Recebem Treinamento Sobre Arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde (DVS) e de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), realizou nesta quinta-feira (13/02), no auditório do Paço Municipal, um treinamento com atualização sobre combate às arboviroses para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). Estes profissionais compõem a equipe multiprofissional das Unidades de Saúde da Família (USF’s) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) nos serviços de atenção básica à saúde, desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com foco nas atividades educativas em saúde, em domicílio.

A atualização foi realizada por Denise Scatolini, responsável pela coordenação do Controle de Vetores, e Kelen Cristina Lourenço de Vincenzi, supervisora da Vigilância Epidemiológica. O treinamento visou esclarecer dúvidas sobre a Dengue, eliminação de focos e criadouros, entre outras orientações à comunidade, além de intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses.

Para Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde, assim como os Agentes de Combate a Endemias, são agentes de transformação do comportamento da população. “São profissionais que contribuem de modo significativo para a prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde da população. São responsáveis por orientar as pessoas sobre as doenças de zoonoses e são peça-chave para promover a saúde pública e garantir uma melhor qualidade de vida para a população”, afirmou a diretora.

Este ano já foram registradas 1.588 notificações para Dengue, com 577 casos descartados e 403 casos positivos, sendo todos autóctones. Ainda aguardam resultado de exame 608 casos. Para Chikungunya, foram registradas 20 notificações, com 16 casos descartados e 4 aguardando resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz. Para Zika, foram registradas 15 notificações, todas descartadas. Até o momento, não houve notificações de Febre Amarela.

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as visitas domiciliares, orientação aos moradores, com ênfase na eliminação de criadouros. As equipes trabalham de segunda a sexta nos bairros com mais casos positivos e também recolhem inservíveis. No último fim de semana, iniciou-se o Mutirão contra Dengue pelos bairros Estância Suíça, Vila Marina, Vila Costa do Sol, Vila Brasília e Tijuco Preto. Os ônibus coletivos da cidade também estão rodando com mensagens de alerta contra a Dengue, conhecidos como “Busdoor”, uma ferramenta de publicidade móvel que coloca a mensagem no vidro traseiro dos ônibus.

Participaram da atualização 89 Agentes Comunitários de Saúde que atendem nas unidades de saúde do município.

WhatsApp
X
Facebook
LinkedIn
Telegram