A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou um mutirão na sexta-feira (07/02) nos bairros Estância Suíça e Vila Marina, e no sábado (08/02) na Vila Costa do Sol, Vila Brasília e Tijuco Preto. No total, foram recolhidos 10 caminhões de inservíveis, incluindo sofás, colchões, madeira, garrafas pets, pneus, móveis velhos, brinquedos e recipientes com larvas, além de entulhos jogados nas vias públicas.
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, destacou que a ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Qualidade Urbana e do SAAE. “Em 90% dos locais visitados havia criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A maioria das residências apresentava criadouros do mosquito, o que é extremamente preocupante”, afirmou Denise.
Até fevereiro de 2025, foram registradas 1.588 notificações de Dengue, com 577 casos descartados e 403 casos positivos, todos autóctones, enquanto 608 aguardam resultado de exame. Para Chikungunya, foram 20 notificações, com 16 casos descartados e 4 aguardando resultado de exame. Para Zika, foram 15 notificações, todas descartadas, e nenhuma notificação para Febre Amarela.
O secretário de Saúde, Leandro Pilha, ressaltou a importância dos cuidados contínuos: “O esforço de combate à dengue é responsabilidade de todas as esferas de governo e de cada cidadão. Bastam dez minutos diários para prevenir a proliferação do mosquito”. Dentre as dicas de prevenção estão: tomar a vacina (disponível para crianças e jovens de 10 a 14 anos); colocar tela nas janelas; usar areia nos vasos de plantas; evitar despejo de lixo em locais inadequados; e usar repelentes.
A Secretaria de Saúde está preparando um novo mutirão para o dia 22/01, com bairros a serem definidos pelo número de casos positivos.









