Nesta quarta-feira (12/02), São Carlos tornou-se o primeiro município fora da capital paulista a utilizar o reconhecimento facial para reforçar a segurança pública, com a integração do Sistema Muralha Paulista. A equipe técnica da Secretaria de Estado de Segurança Pública esteve na cidade para marcar o início do programa.


O Muralha Paulista, criado pelo governador Tarcísio de Freitas, visa aumentar o monitoramento por meio de câmeras de segurança integradas a sistemas digitais da polícia. Com soluções tecnológicas avançadas, o programa opera em nuvem e com inteligência artificial, conectando câmeras em todo o estado às forças de segurança.
O sistema possibilita o acesso a bancos de dados para consultas diversas, apoiando a prevenção de golpes, verificação de IMEI de celulares, conferência de registro de armas, e mais. Integrado ao sistema Cortex, permite reconhecer procurados pela Justiça, identificar veículos furtados ou roubados e localizar pessoas desaparecidas.
O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou que os Guardas Municipais de São Carlos agora contam com a detecção de placas e reconhecimento facial, recebendo alertas em tempo real nos dispositivos móveis.
São Carlos foi escolhida para ser pioneira na implantação do sistema devido ao trabalho da Guarda Municipal e à tecnologia já utilizada no município, conforme ressaltou o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite. Durante o evento, o prefeito Netto Donato reafirmou seu compromisso com a segurança pública, destacando a integração do Muralha Paulista como uma das prioridades de seu plano de governo.





