PALESTRAS PREPARATÓRIAS DA CONFERÊNCIA DAS CIDADES SERÃO MINISTRADAS NA ACISC E NA AEASC
Temas abordados:
- Pontos Críticos do Viário de São Carlos
- Planejamento Integrador das Políticas Climáticas Municipais
As palestras preparatórias da Conferência das Cidades, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, serão ministradas na próxima semana. A Conferência das Cidades acontecerá de 25 a 27 de março no auditório do Paço Municipal.
Primeira Palestra:
- Data: Segunda-feira, 17 de março, às 19h
- Local: Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), rua General Osório, nº 401, centro
- Tema: Pontos Críticos do Viário de São Carlos
- Palestrante: Christiana Barbato, Engenheira Civil-EESC/USP, especialista em Engenharia de Transportes-EESC/USP e Mestre em Engenharia Urbana – UFSCar
Segunda Palestra:
- Data: Quarta-feira, 19 de março, às 19h
- Local: Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), rua Sorbone, nº 400, Centreville
- Tema: Um Instrumento de Planejamento Integrador das Políticas Climáticas Municipais
- Palestrante: Paula Martins Escudeiro, formada em Geografia, Administração e Marketing, pós-graduada em Geologia, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Mudanças Climáticas e Transição Energética
Objetivo da Conferência: A Conferência Municipal das Cidades tem como objetivo reconhecer as dinâmicas e necessidades do município para orientar políticas e investimentos públicos. O evento visa realçar e mitigar vulnerabilidades territoriais, estabelecendo um ambiente proativo de planejamento e gestão do território. A Conferência faz parte da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e ocorre nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Eixos Temáticos: De acordo com João Muller, secretário municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, foram definidos cinco eixos temáticos para melhor recepcionar e debater as demandas locais e regionais, contribuindo para a moderação do debate. Esses eixos são:
- Urbanismo e Habitação
- Infraestrutura e Mobilidade
- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
- Cidades Inteligentes
- Governança e Participação Social
“Nós criaremos um espaço onde a sociedade poderá discutir com o poder público e todas as forças vivas da sociedade o que queremos para o futuro da nossa cidade em relação ao desenvolvimento econômico, social e sustentável, buscando uma melhor qualidade de vida. Contamos com a participação da população, de todos os segmentos”, explicou João Muller.
A partir das discussões realizadas, serão geradas propostas públicas que nortearão planos e políticas, como o Plano Diretor, essencial para o ordenamento territorial. São Carlos já se cadastrou e registrou os documentos necessários para validação da Conferência Municipal na Plataforma ReDUS do Governo Federal (https://www.redus.org.br/concidades). Durante a Conferência será realizada a eleição dos delegados para participação na conferência estadual.





