O Prefeito Netto Donato e o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, se reuniram na tarde desta segunda-feira (10/02), na capital paulista, com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e com o deputado federal Maurício Neves. O objetivo do encontro foi alinhar a integração efetiva de São Carlos no Programa “Muralha Paulista”. A partir da próxima quarta-feira (12/02), São Carlos será a primeira cidade a receber os alertas que permitirão à Guarda Municipal receber sinais em tempo real, reforçando o combate ao crime e ampliando a segurança da população.
O programa, criado pelo governador Tarcísio de Freitas, tem como objetivo aumentar o monitoramento por câmeras de segurança e integrar os dados a sistemas digitais da polícia. Isso visa restringir a mobilidade criminal e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos no território paulista.
O Muralha Paulista é constituído por um conjunto integrado de soluções tecnológicas de infraestrutura física, operação em nuvem e inteligência artificial, que integra câmeras de todo o território estadual às forças de segurança, monitorando cidades e rodovias. Conectado ao sistema Cortex, o software reúne uma base de dados nacional e é operacionalizado por meio da integração no centro de fusão de dados (“fusion center”) da Secretaria da Segurança Pública, onde o software de reconhecimento facial é utilizado para identificar procurados pela justiça, veículos furtados ou roubados e também pessoas desaparecidas.
“Na reunião, fizemos o alinhamento da integração do Muralha Paulista. A partir da próxima quarta-feira, será disponibilizada a integração do sistema de detecção de placas e detecção facial com geração de alertas pelo aplicativo embarcado no smartphone dos Guardas Municipais. O aplicativo também poderá ser utilizado para identificação de pessoas por foto tirada na hora da abordagem”, explicou Michael Yabuki, secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Para o prefeito Netto Donato, o programa é importantíssimo para o município. “São Carlos será a primeira cidade do Estado, fora a capital, a começar a utilizar efetivamente o programa, que usa tecnologia de ponta, como câmeras inteligentes, drones e softwares de reconhecimento facial e de placas. O programa já apresenta resultados positivos na capital. As barreiras de fiscalização foram ampliadas e contam com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e órgãos federais, garantindo uma atuação conjunta e mais eficiente. Tudo isso representa mais segurança para a nossa população”, comemora Netto Donato.
De acordo com o secretário Guilherme Derrite, São Carlos foi escolhida como pioneira devido ao trabalho da Guarda Municipal e à tecnologia já utilizada pelo município na segurança pública. “Essa iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os municípios, permitirá que a Guarda Municipal receba sinais de alerta em tempo real, combatendo o crime e ampliando a segurança da população”, afirmou.
Nesta quarta-feira (12/02), a equipe técnica da Secretaria de Estado de Segurança Pública estará em São Carlos para fazer o acesso do município no programa Muralha Paulista.





