São Carlos no Centro das Decisões: Turismo, Sustentabilidade e Futuro em Movimento!

SÃO CARLOS SEDIOU REUNIÃO DA REGIÃO TURÍSTICA DA SERRA DO ITAQUERI

Na última quinta-feira (20/03), São Carlos sediou a primeira reunião presencial de 2025 da Governança da Região Turística da Serra do Itaqueri, com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (COMUNITUR). O encontro reuniu cerca de 50 participantes, representando os setores público e privado, no Sítio São João/Escola da Floresta, localizado na área rural da cidade, próximo ao retorno do km 8 da Rodovia Domingos Innocentini.

A Governança da Serra do Itaqueri busca articular políticas públicas regionais de turismo, promovendo integração e desenvolvimento entre os 15 municípios que compõem a região: Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Torrinha, Piracicaba, Analândia, Águas de São Pedro, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Dourado, Ipeúna, Limeira, Itirapina e São Carlos.

Representando o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, o secretário adjunto Hicaro Alonso destacou a importância do evento: “Essa reunião é um passo importante para que São Carlos retome seu protagonismo no turismo regional, fortalecendo políticas públicas e ampliando o fluxo turístico.” Ele também ressaltou que São Carlos está concorrendo ao 5º Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America, em reconhecimento a iniciativas que promovem diversidade, equidade e inclusão.

O proprietário do Sítio São João, Flávio Marchesin, expressou sua satisfação por sediar o evento e destacou o impacto da sustentabilidade no turismo local: “Essa reunião nos ajuda a mostrar nosso trabalho de educação ambiental, preservação dos recursos hídricos e produção sustentável. O turismo é uma força transformadora que gera renda e valoriza a mão de obra na área rural.”

Durante o encontro, a presidente da Governança, Camila Assoni, apresentou os principais temas discutidos:

  • Sítio São João como modelo de empreendimento turístico;
  • Nova formação e regimento da Governança;
  • Uso do SISMAPA, sistema do Ministério do Turismo para mapeamento de destinos turísticos;
  • Ações ambientais do grupo COMASI;
  • Programação de feiras;
  • Plano de combate a incêndios, com orientações dos tenentes Olivatto e De Paula.

“Criamos grupos de ação para debater diversos temas e apresentar demandas aos prefeitos. É um prazer ver São Carlos, com seu grande potencial tecnológico, ganhando protagonismo na área de turismo,” afirmou Camila.

O evento também contou com a presença dos diretores da Secretaria de Cultura e Turismo: Fabiana Nascimento (Qualificação do Turismo), Manoel Virginio (Promoção Turística) e Eduardo Araújo (Economia Solidária).

WhatsApp
X
Facebook
LinkedIn
Telegram