Secretaria de Desenvolvimento Rural Implanta o Programa “Salve Leite”



𝗟𝗮𝗻𝗰̧𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 “𝗦𝗮𝗹𝘃𝗲 𝗟𝗲𝗶𝘁𝗲”!
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal (SMDRBEA) recebeu, na quinta-feira (13/03), a primeira entrega de leite in natura realizada por pequenos produtores rurais de São Carlos. A ação faz parte do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS), mais especificamente do programa “Salve Leite”, que visa fortalecer a cadeia produtiva do leite e incentivar a agricultura familiar.
A Cooperativa dos Agricultores Familiares de São Carlos e Região (COASCRE) foi a primeira habilitada e contratada pelo programa. A cooperativa é responsável pela coleta, pasteurização, embalagem e transporte do leite tipo “A” integral até o Banco Municipal de Alimentos. Atualmente, a produção contratada é de aproximadamente 4.900 litros por semana, o que equivale a 700 litros por dia.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Paraná Filho, o programa “Salve Leite” não só fortalece a cadeia leiteira e fomenta a economia local, mas também garante um produto de maior qualidade para os beneficiários. “O leite adquirido por meio da COASCRE tem melhor qualidade nutricional em comparação ao UHT anteriormente comprado via licitação. O alimento é destinado às instituições socioassistenciais cadastradas no Banco Municipal de Alimentos, além de abastecer os Restaurantes Populares, o café da manhã dos trabalhadores rurais e dos servidores braçais da Prefeitura”, explicou o secretário.
Além de incentivar a produção e comercialização, o programa “Salve Leite” proporcionou uma economia de R$ 0,48 por litro de leite aos cofres públicos, em comparação ao preço anterior adquirido por processo licitatório. As 62 escolas da rede municipal de ensino continuam a receber o leite UHT.





