Audiência pública sobre Plano Diretor reúne moradores, autoridades e Ministério Público em São Carlos

Audiência pública sobre Plano Diretor em São Carlos reúne moradores, autoridades e Ministério Público para discutir o futuro urbano da cidade.

A audiência pública sobre Plano Diretor realizada na noite de segunda-feira (10/11), na Escola Estadual Attília Prado Margarido, no bairro Santa Felícia, reuniu cerca de 130 pessoas entre moradores, autoridades e representantes do Ministério Público. O evento marcou a quinta etapa da revisão do Plano Diretor Estratégico de São Carlos e reforçou o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa da população.

Com o tema “Governança, Uso e Ocupação do Centro e Empreendimentos Imobiliários em Aprovação”, a audiência foi organizada pelas Secretarias Municipais de Gestão da Cidade e Infraestrutura, com apoio da Secretaria de Habitação. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, e do promotor de justiça Sérgio Domingos de Oliveira, além de representantes do Executivo e da sociedade civil.

Durante a audiência pública sobre Plano Diretor, foram apresentados os empreendimentos imobiliários atualmente em tramitação na Prefeitura, bem como diretrizes para o desenvolvimento urbano da região central. A apresentação técnica ficou a cargo do engenheiro Nivaldo Sigoli, que detalhou aspectos do macro e microzoneamento da cidade, além de destacar áreas de interesse histórico e cultural.

O assessor do prefeito, João Muller, destacou a transparência do processo:

“Temos sido muito transparentes, trazendo todas as informações necessárias para que a população possa apresentar sua opinião e contribuir com a construção do melhor texto para São Carlos.”

Segundo Muller, 30 diretrizes para novos empreendimentos estão sendo analisadas como parte da revisão do Plano Diretor.

O vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou a diversidade dos temas abordados e a importância da participação popular:

“Tivemos apresentações sobre patrimônio histórico, zoneamento urbano e plataformas digitais. Ficou claro que precisamos aproveitar o que há de positivo no plano atual e buscar as mudanças necessárias para os próximos dez anos.”

A audiência pública sobre Plano Diretor também contou com a presença ativa do Ministério Público, representado pelo promotor Sérgio Domingos de Oliveira, que tem acompanhado todas as etapas do processo.

Próximas audiências públicas

A Prefeitura já agendou as próximas etapas do ciclo de audiências:

  • 📍 24 de novembro – Distrito de Água Vermelha
    Tema: Uso e ocupação do solo e perímetro urbano da região
  • 🌱 10 de dezembro – Sede da Aeasc
    Tema: Meio ambiente e mudanças climáticas, com participação de especialista de São Paulo
  • 🏘️ 17 de dezembro – Santa Eudóxia
    Tema: Perímetro urbano do distrito

Esses encontros são fundamentais para consolidar as contribuições da população e garantir que a nova legislação do Plano Diretor reflita os anseios e necessidades da cidade.

“Essas são as discussões em que elaboramos os apanhados por meio da participação popular. Posteriormente, novas audiências serão realizadas para apresentar à população o que foi aproveitado e incorporado na revisão da lei do Plano Diretor”, concluiu Roselei Françoso.


Para mais informações: acesse o portal São Carlos Notícias
ou siga nossas redes sociais @saocarlosnoticias no Instagram e face book

Redação: Equipe de Jornalismo – redacao@saocarlosnoticias.com.br

WhatsApp
X
Facebook
LinkedIn
Telegram